Não é difícil ouvirmos frases como “mas, estava na nuvem?” “ficou guardado na nuvem!”, porém, será que essas pessoas sabem o que é a nuvem, de fato? Raphael Gerk Viana, expert em tecnologia, neste artigo, explica o que é esse modelo de armazenamento bastante utilizado. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo!
Armazenamento em nuvem
Quantas vezes você perdeu uma foto ou um documento no seu celular e não soube o que fazer para recuperá-lo? A nuvem é a solução perfeita para evitar esse tipo de acontecimento, seja ele por exclusão, seja ele por roubo ou por qualquer outro motivo que venha fazer com que você perca seus arquivos. Por esse motivo, Raphael Gerk Viana considera importante conhecer melhor esse recurso.
A nuvem do celular
Sem mais delongas, Raphael Gerk Viana explica que a nuvem do celular é uma ferramenta que funciona de maneira virtual e é capaz de armazenar dados, sendo possível sincronizar arquivos salvos em diversos dispositivos a partir de uma conexão estável da internet. Assim, os usuários podem desfrutar de um ambiente seguro e não mais se preocupar em recuperar dados salvos em aparelhos que estragaram ou que foram roubados. Mas, não para por aí!
Além disso, o serviço salva os arquivos desejados sem ocupar espaço da memória interna do aparelho e ainda otimiza os recursos de armazenamento do dispositivo em questão. Os arquivos salvo são protegidos por um endereço de e-mail para login e senha. Raphael Gerk Viana explica que o recurso é inovador principalmente por possibilitar que os arquivos sejam salvos e acessados a qualquer momento.
Como funciona a nuvem do celular?
Como dito anteriormente, a nuvem tem a finalidade de funcionar como ambiente virtual no qual é possível armazenar arquivos. Assim, o primeiro passo é cadastrar o e-mail e a senha para login, feito isso, basta enviar os arquivos para a nuvem que eles já estarão salvos e protegidos. Para acessá-los em caso de roubo, basta acessar o aplicativo de fotos do seu dispositivo através de um outro aparelho.
Armazenamento em nuvem e as empresas
Atualmente, de acordo com Raphael Gerk Viana, muitas empresas começaram a adotar o armazenamento em nuvem. Isso porque essa estratégia possibilita que dados confidenciais sejam salvos e fiquem seguros. Ainda nesse sentido, também é possível controlar o acesso, estabelecer privilégios e controlar a edição e exclusão de arquivos de maneira muito mais prática.
Por fim, Raphael Gerk Viana ressalta que armazenar seus dados na nuvem do seu dispositivo é a melhor opção para mantê-los seguros. Afinal, apesar do mundo da tecnologia servir para facilitar o nosso dia a dia, trazendo diversos benefícios, não podemos nos esquecer que também existem pessoas que agem de má fé. Logo, não podemos cometer nenhum deslize.