Noticias

Capital de giro: o que é e sua importância

Ao abrir uma empresa é preciso que se tenha conhecimento sobre o dinheiro destinado às despesas e os lucros obtidos. Dessa maneira, o empresário Saul Dutra Sabbá considera que o capital de giro é um elemento iminente para uma instituição. Abriu a empresa agora e não sabe o que é capital de giro? Leia o artigo e compreenda o que ele é e qual sua importância. 

Capital de giro

Saul Sabba
Saul Sabba

Antes de tudo, é imprescindível que se entenda o que é o capital de giro. De acordo com Saul Dutra Sabbá, o capital de giro é composto pelos recursos financeiros necessários para que a instituição continue efetuando suas atividades empresariais. Esses recursos são o dinheiro, o crédito, os estoques e afins. 

É o capital de giro que permite que a empresa arque com suas dívidas no mês em que não houve entrada de dinheiro, pois ele é a parte do investimento da criação da corporação que está destinada aos custos das despesas da mesma. Ele é elaborado a partir de uma análise que efetua o cálculo das diferenças do dinheiro disponível em caixa e a soma das despesas a pagar.

Para realizar o capital de giro, como comenta o ilustre executivo Saul Sabbá, o administrador responsável por essa função calcula qual é o custo do estoque e das despesas daquele mês, em quantas parcelas serão pagas, e qual o período previsto para o fim desse estoque. Assim, é possível calcular o dinheiro necessário que a empresa precisa ter guardado para pagar essas despesas, caso não haja movimentação financeira em um determinado mês.

O capital de giro, basicamente, é o dinheiro de emergência da empresa, onde seu valor é determinado pelos custos da mesma. Fazem parte dos custos da corporação o salário dos funcionários, conta de energia, conta de água, valor do estoque, e os materiais que precisam ser repostos (papel, itens descartáveis). 

Portanto, se um indivíduo abriu um pet shop, ele tem que levar em conta os produtos que ele precisa comprar com frequência (shampoo, condicionador, acessórios, perfume), os salários dos funcionários e a média do valor das contas (energia e água), para calcular o capital de giro. Desse modo, se não houver muitos clientes naquele mês, ou algum cliente deixar de pagar pelos serviços prestados, a empresa retira o dinheiro do capital de giro e efetua o pagamento de suas despesas.

Ainda, como ressalta o insigne Saul Sabbá, o capital de giro é parte indispensável da administração de uma empresa, pois ele atua como um dinheiro de emergência caso a corporação não tenha obtido o dinheiro necessário para arcar com suas despesas. Vale lembrar que o capital de giro quando usado, deve ser reposto. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo