Noticias

Parto com 6 meses de gestação? Conheça a incompetência istmo cervical

Há organismos de algumas gestantes que não conseguem levar a gestação adiante. À vista disso, o expert em ciência médica, Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, entende que é importante que as gestantes conheçam a incompetência istmo cervical a fim de evitar abortos espontâneos. Está grávida? Leia o artigo e saiba como garantir a saúde de seu bebê. 

O que é incompetência istmo cervical? 

Conforme comenta o renomado Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o período de gestação é um processo especial e delicado na vida da mulher, visto que o organismo enfrenta uma grande mudança para garantir o desenvolvimento correto do feto, produzindo os nutrientes necessários para a mãe e para o bebê. 

No entanto, em alguns casos o organismo não suporta proceder com a gestação, levando ao aborto espontâneo, que pode ser causado pela incompetência istmo cervical, que acontece quando o colo do útero possui uma dilatação, no terceiro segundo trimestre de gravidez, resultando no parto prematuro. 

Portanto, segundo o célebre Dr. Orcione Guimarães Júnior, a incompetência istmo cervical é uma alteração no organismo que faz com que o colo do útero se dilata precocemente, de maneira indolor, ocasionando no parto precoce ou até mesmo no aborto espontâneo, já que o bebê não terminou de desenvolver alguns fatores fundamentais para a procedência de sua vida. 

O que causa a incompetência istmo cervical? 

Ainda, a incompetência istmo cervical geralmente está relacionada a patologias que acometem as paredes uterinas, provocando o enfraquecimento das mesmas, ou a distúrbios no organismo feminino que podem acarretar anormalidades nesse órgão. Todavia, é uma doença que pode ser revertida com ajuda médica mesmo durante a gestação. 

Quais são os sintomas da incompetência istmo cervical? 

Como aponta o ilustre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essa doença pode apresentar os seguintes sintomas, aos quais a gestante e seu ginecologista devem se atentar:

  • Sangramentos vaginais; 
  • Sensação de algo pesado na região do útero; 
  • Ruptura precoce da bolsa, seguida de perda de líquido amniótico; 
  • Dilatação periódica precoce.

Ademais, embora esses sintomas possam aparecer, é essencial que a grávida realize o acompanhamento solicitado de maneira adequada para evitar possíveis transtornos. Para saber mais sobre os problemas da gestação, acesse: 

Site:   www.clinicadrorcione.com 

Instagram: @drorcionejunior    

Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo